quinta-feira, 29 de março de 2018

Sessões MEMO Kelembra


No dia 22 de março, os alunos das turmas 5A, 5B, 5D e 5E participaram numa sessão dinamizada pelas técnicas da Associação, Alzheimer Portugal, Catarina Portela e Sara Nava.
Este projeto nacional, denominado “Memo e Kelembra nas Escolas” tem como principal objetivo, aumentar o nível de literacia na área das demências, através da apresentação do livro bilingue “O Pequeno Elefante Memo”. Este projeto foi, em 2015, vencedor do Prémio Maria José Nogueira Pinto como o projeto que melhor corresponde ao conceito “socialmente responsável na comunidade em que nos inserimos”. O livro conta a história do pequeno Elefante Memo e da sua avó Kelembra, a qual, aos poucos, começa a perder a memória, contando com o apoio do Memo, ao longo deste processo.
Muitas das crianças e adolescentes de hoje são netos de pessoas com demência, sendo, por isso, crucial alertá-los para a temática e através de ações de ternura e amor, obter um forte impacto no combate ao estigma/isolamento muitas vezes sentido pelas pessoas com demência. O auxílio da família, principalmente das crianças e dos adolescentes, é essencial para os ajudar a ultrapassar dificuldades.
Esta atividade foi promovida pelas Bibliotecas em parceria com o PES (Projeto de Educação para a Saúde) do nosso agrupamento.
                                                                                             Alda Fidalgo




Sem comentários:

Enviar um comentário